Como se confessar mesmo em quarentena

Site-4.png

No dia 20 de março o Papa Francisco, na homilia da missa na Santa Marta, acalmou os fieis que estão afastados dos sacramentos, especificamente do sacramento da confissão:

[…] E a Quaresma sempre tem por objetivo essa conversão do coração que, no costume cristão, ganha forma no Sacramento da Confissão. É o momento para – eu não sei se [para] “acertar as contas”, não gosto disso – deixar Deus nos embranquecer, Deus nos purificar, Deus nos abraçar.

Sei que muitos de vocês, na Páscoa, vão se confessar para se encontrarem com Deus. Mas muitos me diriam hoje: “Mas padre, onde posso encontrar um sacerdote, um confessor, por que não podemos sair de casa? E eu quero fazer as pazes com o Senhor, eu quero que ele me abrace, que meu pai me abrace … Como posso fazer se não encontro sacerdotes?”. Faz o que o diz Catecismo. É muito claro: se não encontras um sacerdote para confessar, fale com Deus, Ele é teu pai, e diga a Ele a verdade: “Senhor, aprontei isso, isso, isso … Perdoa-me”, e peça perdão a Ele de todo coração, com o Ato de Contrição e prometa a Ele: “Depois vou me confessar, mas me perdoe agora”. E imediatamente voltarás à graça de Deus. Tu mesmo podes aproximar-te – como nos ensina o Catecismo – ao perdão de Deus, se não tem à mão um sacerdote. Mas pensem: é o momento! E este é o momento correto, o momento oportuno. Um Ato de Contrição bem feito, e assim nossa alma se tornará branca como a neve.

Seria belo se hoje ecoasse em nossos ouvidos esta frase:  “Volta para o teu pai, volta para o teu pai”. Ele te espera e fará festa para ti.

Papa Francisco

Essa contrição perfeita é manifestada por um sincero pedido de perdão, proveniente do arrependimento das ações cometidas, por amor a Deus. O fiel ainda deve exercer a votum confessionis, ou seja, o firme propósito de recorrer a confissão sacramental (com o sacerdote) assim que possível. Você pode conferir tudo no Catecismo da Igreja Católica, nº 1452

Ato de contrição:

Meu Deus, eu me arrependo, de todo coração de todos meus pecados e os detesto, porque pecando não só mereci as penas que justamente estabelecestes, mas principalmente porque Vos ofendi a Vós, sumo bem e digno de ser amado sobre todas as coisas. Por isso, proponho firmemente, com a ajuda da vossa graça, não mais pecar e fugir das ocasiões próximas de pecar. Amém.

7 thoughts on “Como se confessar mesmo em quarentena”

1. Ana Claudia disse:

E se o pecado for grave? Também pode fazer desse jeito?

1. Anna Lima disse:

“Não tem nada a ver com o tamanho do pecado, mais com o tamanho da contrição, com o tamanho do arrependimento. Eu posso pecar o pecado mais leve do mundo, se não tenho contrição, se não tenho arrependimento, mesmo que receba o perdão das mãos de um sacerdote este pecado vai ser grave pois brinquei com o sacramento. Busquei apenas para me mostrar Santo, mais sem contrição e arrependimento. Por isso Jesus vai dizer aos fariseus ” A quem muito ama, muito será perdoado”.” Frei Zezinho. Esperamos que a resposta te ajude 🙂

2. Malu disse:

Obrigada! Eu precisava muito ler isto!

3. marcelo pereira de oliveira disse:

Bom dia!

Agradeço a todos pelas informações contidas nesta página, sei perfeitamente que pessoas são agraciadas, são salvas e se sentem confortadas com o que recebem através das palavras. Um ótimo serviço ao cristão, uma ótima busca para quem quer uma palavra consoladora. Continuem com a página e com o coração aberto na busca incessante de irmãos com dúvidas.

Deus abençoe todos da Paróquia do Rosário.

Forte abraço

4. Alanna disse:

Comoeu prescisava disso,desse comentários de tudo no fundo do meu coração obrigado!

5. Lilian Eggers Cachioni disse:

Boa tarde! Gostaria de me confessar online. Aguardo retorno.

Obrigada

Lilian Eggers Cachioni

1. Anna Lima disse:

Bom dia Lilian. Não é permitido fazer confissões online, ou por outro meio a distância. Estamos realizando confissões por hora marcada, através da secretaria paroquial. Você pode ver aqui os horários de funcionamento e número para contato: http://igrejadorosario.org/2020/06/30/reabertura-gradual-da-paroquia-nossa-senhora-do-rosario/
      Qualquer dúvida a mais que tenha sobre o tema, leia essa matéria: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-05/sacramentos-online-pandemia-coronavirus.html.