No dia 20 de março o Papa Francisco, na homilia da missa na Santa Marta, acalmou os fieis que estão afastados dos sacramentos, especificamente do sacramento da confissão:
[…] E a Quaresma sempre tem por objetivo essa conversão do coração que, no costume cristão, ganha forma no Sacramento da Confissão. É o momento para – eu não sei se [para] “acertar as contas”, não gosto disso – deixar Deus nos embranquecer, Deus nos purificar, Deus nos abraçar.
Sei que muitos de vocês, na Páscoa, vão se confessar para se encontrarem com Deus. Mas muitos me diriam hoje: “Mas padre, onde posso encontrar um sacerdote, um confessor, por que não podemos sair de casa? E eu quero fazer as pazes com o Senhor, eu quero que ele me abrace, que meu pai me abrace … Como posso fazer se não encontro sacerdotes?”. Faz o que o diz Catecismo. É muito claro: se não encontras um sacerdote para confessar, fale com Deus, Ele é teu pai, e diga a Ele a verdade: “Senhor, aprontei isso, isso, isso … Perdoa-me”, e peça perdão a Ele de todo coração, com o Ato de Contrição e prometa a Ele: “Depois vou me confessar, mas me perdoe agora”. E imediatamente voltarás à graça de Deus. Tu mesmo podes aproximar-te – como nos ensina o Catecismo – ao perdão de Deus, se não tem à mão um sacerdote. Mas pensem: é o momento! E este é o momento correto, o momento oportuno. Um Ato de Contrição bem feito, e assim nossa alma se tornará branca como a neve.
Seria belo se hoje ecoasse em nossos ouvidos esta frase: “Volta para o teu pai, volta para o teu pai”. Ele te espera e fará festa para ti.
Papa Francisco
Essa contrição perfeita é manifestada por um sincero pedido de perdão, proveniente do arrependimento das ações cometidas, por amor a Deus. O fiel ainda deve exercer a votum confessionis, ou seja, o firme propósito de recorrer a confissão sacramental (com o sacerdote) assim que possível. Você pode conferir tudo no Catecismo da Igreja Católica, nº 1452
Ato de contrição:
Meu Deus, eu me arrependo, de todo coração de todos meus pecados e os detesto, porque pecando não só mereci as penas que justamente estabelecestes, mas principalmente porque Vos ofendi a Vós, sumo bem e digno de ser amado sobre todas as coisas. Por isso, proponho firmemente, com a ajuda da vossa graça, não mais pecar e fugir das ocasiões próximas de pecar. Amém.
E se o pecado for grave? Também pode fazer desse jeito?
“Não tem nada a ver com o tamanho do pecado, mais com o tamanho da contrição, com o tamanho do arrependimento. Eu posso pecar o pecado mais leve do mundo, se não tenho contrição, se não tenho arrependimento, mesmo que receba o perdão das mãos de um sacerdote este pecado vai ser grave pois brinquei com o sacramento. Busquei apenas para me mostrar Santo, mais sem contrição e arrependimento. Por isso Jesus vai dizer aos fariseus ” A quem muito ama, muito será perdoado”.” Frei Zezinho. Esperamos que a resposta te ajude 🙂
Obrigada! Eu precisava muito ler isto!
Bom dia!
Agradeço a todos pelas informações contidas nesta página, sei perfeitamente que pessoas são agraciadas, são salvas e se sentem confortadas com o que recebem através das palavras. Um ótimo serviço ao cristão, uma ótima busca para quem quer uma palavra consoladora. Continuem com a página e com o coração aberto na busca incessante de irmãos com dúvidas.
Deus abençoe todos da Paróquia do Rosário.
Forte abraço
Comoeu prescisava disso,desse comentários de tudo no fundo do meu coração obrigado!
Boa tarde! Gostaria de me confessar online. Aguardo retorno.
Obrigada
Lilian Eggers Cachioni
Bom dia Lilian. Não é permitido fazer confissões online, ou por outro meio a distância. Estamos realizando confissões por hora marcada, através da secretaria paroquial. Você pode ver aqui os horários de funcionamento e número para contato: http://igrejadorosario.org/2020/06/30/reabertura-gradual-da-paroquia-nossa-senhora-do-rosario/
Qualquer dúvida a mais que tenha sobre o tema, leia essa matéria: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-05/sacramentos-online-pandemia-coronavirus.html.