Pastoral do Batismo

Paz e Bem,
A Pastoral do Batismo comunica que realizará no dia 07 de novembro de 2020, às 19h, o último encontro de Preparação de Batismo para Pais e Padrinhos. Considerando a alta demanda que tivemos, os meses seguintes serão utilizados para a realização de todos os batizados que já estão marcados.
Dessa forma, o retorno para realização de novos Encontros de Preparação e de agendamentos para Batizados será em março. Durante o mês de janeiro, os frades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário estarão em atividades da Província de Santo Antônio e durante o mês de fevereiro, a Pastoral do Batismo irá realizar o seu planejamento para o ano de 2021.

Você pode se inscrever para a Preparação de Batismo para Pais e Padrinhos de novembro acessando: https://forms.gle/hBuaVMYBBcZ4yBWt9

A Pastoral do Batismo é uma ação organizada da Igreja em todo o mundo, com a responsabilidade de preparar pais e padrinhos sobre a importância e responsabilidade de educar na fé a criança que está sendo iniciada na vida cristã. O Batismo, porta da vida e do Reino, é o primeiro sacramento da nova Lei que Cristo instituiu para que todos possam alcançar a vida eterna, e, em seguida, confiou à sua Igreja juntamente com o Evangelho, quando ordenou aos apóstolos: ‘Ide e ensinai a todos os povos; batizai-vos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo’. Assim, o Batismo é, antes de tudo, o sinal daquela fé com a qual os seres humanos respondem ao Evangelho de Cristo, iluminados pela graça do Espírito Santo. Por conseguinte, a Igreja nada tem de mais importante e de mais próprio do que despertar nos pais e padrinhos dos batizandos aquela fé verdadeira e ativa, pela qual, dando sua adesão a Cristo, iniciam o pacto da nova aliança.’.

Obs.:
➔ A Pastoral realiza batismo de crianças com até sete anos de idade.
➔ Levar uma cópia do Registro de Nascimento da criança no dia do batismo.

A História da Pastoral do Batismo nos remonta as próprias origens da própria Paróquia em 1929, tendo em vista a presença da celebração deste sacramento desde a sua fundação.  A atual composição da Pastoral do Batismo na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, tem como ponto de partida a ação desempenhada por um casal muito querido em nossa História: dona Lúcia e seu Carlos. Há mais de 10 anos atrás, eles receberam a missão de organizarem a pastoral e de introduzirem também a juventude da comunidade. O seu cuidado especial com os jovens foi determinante para compor uma pastoral renovada e alicerçada em Deus. Desde então, a Pastoral do Batismo segue ativa, engajada em comunicar o mistério do sacramento do Batismo.

Pastoral do Batismo

Atualmente a Pastoral apresenta as atividades de acolhimento, secretaria, formação e canto.

Acolhimento: O bom acolhimento dos pais, padrinhos e batizandos é de fundamental importância na reunião, iniciando-se no recebimento de todos, encaminhando-os aos seus lugares ou para o preenchimento da ficha cadastral do batizando. “Uma vez que as relações entre as pessoas se estabelecem por meio de uma boa comunicação”;

Secretaria: No dia da reunião, incumbe-se de providenciar o preenchimento de ficha cadastral, coletar as assinaturas e entregar o certificado de participação da reunião. No dia do Batismo faz a entrega da lembrança e do certificado;

Formação: Os agentes pastorais tem a importante missão de conversar com os pais e padrinhos sobre os ritos e os símbolos da liturgia batismal e, a partir dos sinais da celebração, apresentar os efeitos que o sacramento produz e o compromisso de corresponder ao dom recebido.

Canto: O canto tem a função de unir e animar as pessoas durante as reuniões e a celebração do batismo.

Acolhemos a todos os católicos batizados que tiverem interesse de participar da Pastoral do Batismo.

É necessário ser batizado e ter disponibilidade para participar das reuniões de formação para pais e padrinhos e na celebração do batizado.

Se você se interessou em fazer parte da Pastoral de Batismo, será muito bem-vindo! Estaremos de braços abertos para te acolher.